in

Conselhos para treinamentos e prática de corrida

Dicas do corredor

A prática da corrida é um dos meios mais eficientes para perder gordura e, ao mesmo tempo, divertir- se. Os benefícios desse exercício são diversos: ele melhora o condicionamento físico, a postura, a função dos rins, controla a pressão arterial, reduz o colesterol e os riscos de infarto, além de diminuir o estresse do dia a dia, a ansiedade e a depressão, melhorando o bem estar e a qualidade de vida.

Mas para correr é necessário muito mais do que tênis e roupas apropriadas. Seu organismo precisa se acostumar com a atividade. Inicialmente, seu treino pode ser um pouco mais leve, com caminhadas e corridas alternadas, já que nem todo iniciante suporta altas intensidades. Além disso, nunca esqueça que consultar um médico ou especialista antes da prática de qualquer esporte é fundamental.

Confira então algumas dicas para melhorar o seu treino e a qualidade da sua corrida.

Antes de correr:

  • A alimentação é um fator fundamental para uma boa prática de corrida. O melhor é consumir carboidratos de baixo índice glicêmico, que são absorvidos de maneira mais lenta pelo organismo. Alguns exemplos são maçã, pêra, biscoito integral e sucos de frutas.
  • Use roupas leves e confortáveis. Os tênis devem ser apropriados para a prática do exercício e conter sistema de amortecimento, para absorver o impacto das passadas. Alguns recomendam a escolha de um produto um número maior que o de costume, já que os pés podem inchar.
  • Alongamentos e exercícios de aquecimento são essenciais. Eles irão aumentar o fluxo sanguíneo nas áreas que trabalharão durante o treino. A falta deles pode causar lesões e câimbras musculares.

Durante a corrida:

  • O tempo da corrida depende da capacidade física de cada um. Sempre respeite seu limite e evite exageros. O ideal são sessões de 30 a 45 minutos, que podem intercalar caminhada e corrida, de três a quatro vezes por semana.
  • Para descobrir se você está correndo em um bom ritmo e se sua respiração está adequada na corrida, converse com outros corredores durante o treino. Isso ajudará a testar seu fôlego.

Depois de correr:

  • Após a corrida, seu corpo precisará repor a hidratação. Para isso, é recomendado o consumo de água ou isotônicos (estes especialmente se a duração do exercício for prolongada). No decorrer do dia, suco de frutas ajuda a repor a energia e os minerais perdidos com o suor.
  • Coma logo depois do treino, pois isso evitará a perda de massa magra. Opte por carboidratos de alto índice glicêmico, como pão branco, arroz e batata. Alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais também são indicados para repor os nutrientes perdidos durante sua corrida.
  • Uma boa noite de sono é a melhor maneira de recuperar as energias e reforçar os ossos e músculos, além de manter a disposição. O ideal é dormir pelo menos oito horas por noite.

Crie uma rotina de treinamento:

Planejar-se é algo extremamente importante, já que uma prática regular de exercícios mantêm o condicionamento físico já adquirido anteriormente. Escolha horários, locais, exercícios de aquecimento diferentes e siga essas pequenas escolhas. Existem um sites que geram planilhas de treino de acordo com o tempo que você já treina e seus dados físicos, como altura, peso, etc. Essas ferramentas podem ajudar a fazer da corrida uma prática contínua em sua vida.

Estabeleça metas:

Defina seus objetivos. Participar de corridas e maratonas exige muito treino, mas é algo que pode estar ao seu alcance. Converse com um especialista, que ajudará a estabelecer metas atingíveis e dentro da sua realidade física.

O que você achou?

Publicado por O Postador

Trago novidades todas as segundas e quartas. Fora isso, os conteúdos são de autores convidados. Entre em contato para publicar o seu conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

GIPHY App Key not set. Please check settings

comidas mais estranhas

6 comidas mais estranhas do mundo

Comer Pizza

7 provas de que nada é melhor do que comer pizza